Olaf Scholz: o político que pode substituir Merkel na Alemanha

0
102


Partido Social-Democrata (PSD), de Sholz, recebeu 25,7% dos votos na eleição, apontam resultados preliminares. União Democrata Cristã (CDU), partido da chanceler, teve 24,1%. Olaf Scholz, líder do Partido Social-Democrata da Alemanha, em imagem de 27 de setembro de 2021
Hannibal Hanschke/Reuters
Os primeiros resultados das eleições na Alemanha, divulgados nesta segunda-feira (27), indicam que o Partido Social-Democrata (SPD) foi o que teve mais votos, com 25,7% do total, à da União Cristã Democrata (CDU), o partido da chanceler Angela Merkel, que ficou em segundo com 24,1%.
Caso o resultado se confirme, Olaf Scholz, o líder do partido de centro-esquerda SPD, terá prioridade para formar um novo governo e se tornar o chanceler que vai substituir Merkel.
Scholz é o atual ministro da Economia e vice-chanceler da Alemanha, pois os sociais-democratas fazem parte da coalizão que sustenta o atual governo.
Ele começou a campanha em terceiro lugar, mas se beneficiou da queda dos principais adversários — inclusive Armin Laschet, candidato apoiado pela chanceler.
Advogado especializado em leis trabalhistas, Scholz tem 63 anos, é membro do SPD desde 1975 e foi eleito pela primeira vez para o Bundestag (o Parlamento alemão) em 1998.
Ele também já foi ministro do Trabalho e prefeito de Hamburgo.
Extremamente pragmático, ele já foi apelidado de “Scholzomat”, uma piada com seu sobrenome e a palavra “automat”, sugerindo que Scholz parece mais uma máquina do que de um ser humano.

Fonte: G1 Mundo