Resgate de trabalhadores da Vale em mina no Canadá: o que se sabe

0
143


39 funcionários da mineradora ficaram presos a cerca de 1.000 metros de profundidade, quando um dano no elevador impediu o retorno à superfície. Vale resgate trabalhadores presos em mina da empresa no Canadá
A Vale realiza uma operação de resgate de trabalhadores presos em uma mina subterrânea no Canadá após um acidente na tarde de domingo (26), que danificou o elevador que carrega os funcionários para dentro e para fora da mina.
Até o momento, 19 trabalhadores já foram resgatados da mina que produz níquel em Sudbury, em Ontário. Outros 20 funcionários continuam presos.
Veja imagens da mina da Vale onde os trabalhadores ficaram presos
Veja abaixo o que já se sabe:
Interior da mina de Totten, da Vale
Vale/Divulgação
O que aconteceu?
Os trabalhadores ficaram presos após um acidente danificar o elevador que os carrega para dentro e para fora da mina.
Segundo a Vale, uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina se desprendeu, bloqueando um acesso e indisponibilizando o meio de transporte dos empregados.
“Há um sistema de transporte, ou o que é comumente conhecido como gaiola, que carrega os funcionários em um nível”, disse a porta-voz da Vale, Danica Pagnutti. “Muitas vezes abaixo desse elevador ou sistema de transporte, colocamos equipamentos e materiais embaixo dele, e tínhamos um grande equipamento pendurado sob o sistema de transporte e ele saiu do lugar, causando danos ao eixo e tornando o sistema de transporte inoperante”.
Porta-voz da Vale fala sobre acidente em mina no Canadá
Quantos estão no local?
No momento do acidente, na tarde de domingo, 39 trabalhadores estavam a uma profundidade entre 900 e 1200 metros, segundo a Vale.
Na manhã desta terça-feira, 19 foram resgatados. A previsão da mineradora é que os demais 20 empregados que ainda estão presos devem chegar à superfície “ainda nesta manhã”.
Nenhum dos mineiros é brasileiro. Segundo a Vale, todos são residentes de Sudbury.
Acidente em mina subterrânea da Vale deixa 39 trabalhadores presos no Canadá
Como está sendo feito o resgate
A retirada dos empregados está sendo apoiada pela equipe de resgate de minas da Vale e pela Ontario Mine Rescue. Não há relato de feridos.
A empresa informou que imediatamente após o incidente os funcionários seguiram para os postos de refúgio subterrâneos como parte dos procedimentos padrão da empresa.
No domingo à noite, eles começaram a chegar próximo à superfície por meio de um sistema de escada de saída secundária.
Segundo a empresa, os que já voltaram à superfície “estão saudáveis e estão ansiosos para voltar para casa”.
Imagem área da mina de Totten, no Canadá
Vale/Divulgação
O que a mina produz?
A mina Totten entrou em operação em fevereiro de 2014. O projeto prevê a a produção de cobre, níquel e metais preciosos ao longo de 20 anos.
Nos primeiros seis meses de 2021, a mina produziu 3.600 toneladas de níquel no local.
A produção na mina está temporariamente suspensa.
A Vale possui 6 minas na região da bacia de Sudbury. A companhia tem cerca de 4 mil funcionários na área, sendo cerca de 200 na mina Totten.
Interior da mina de Totten, em imagem de 2014
Megan Thomas CBC-CA

Fonte: G1 Mundo