Sobem os números de mortos e desaparecidos em enchentes no Afeganistão

0
77


As enchentes costumam deixar dezenas de vítimas a cada ano, mas dessa vez o número de vítimas foi mais alto. Imagem de casa em região atingida por cheia no Afeganistão, em 31 de julho de 2021
AFP
Ao menos 113 pessoas morreram pelas enchentes repentinas na noite de quarta-feira (28) no distrito de Kamdesh, no nordeste do Afeganistão, e outras 110 continuam desaparecidas, segundo um novo balanço comunicado neste sábado (31) pelo Ministério de Gestão de Catástrofes.
O desastre foi provocado pelas chuvas torrenciais.
Mapa mostra local do Afeganistão atingido por enchentes
G1
Veja também
Enchente destrói metade de vila no Afeganistão e deixa ao menos 40 mortos
Esse tipo de catástrofe é frequente no país, sobretudo, nas zonas rurais pobres, onde as casas são de construção precária e se encontram em áreas de risco. As enchentes costumam deixar dezenas de vítimas a cada ano.
Painel da ONU sobre o clima: 195 países vão discutir as mudanças climáticas e encomendar estudos
Uma inundação repentina matou mais de 100 pessoas em agosto de 2020 na cidade de Charikar, capital da província de Parwan.
A falta de equipamentos e de infraestrutura dificulta as tarefas de resgate e o envio de ajuda para as áreas isoladas deste país empobrecido por 40 anos de guerra e conflitos.
Esta nova tragédia se dá no momento em que o governo luta contra uma ampla ofensiva dos talibãs, que se apoderaram de extensos territórios em poucos meses. Além disso, o Afeganistão enfrenta uma terceira onda de Covid-19.
Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1 Mundo