Unitins oferta assistência gratuita no preenchimento da Declaração do Imposto Territorial Rural

0
37

Projeto Declarando com Sucesso, realizado pelo curso de Ciências Contábeis do Câmpus Augustinópolis, acontece entre os dias 16 a 18 de setembro 

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em mais uma edição do Projeto DITR – Declaração do Imposto Territorial Rural (Declarando com Sucesso) 2020, do curso de Ciências Contábeis do Câmpus Augustinópolis, ofertará assistência gratuita e especializada aos produtores rurais na declaração e emissão do Imposto sobre a propriedade Territorial Rural (ITR).  Neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19, o atendimento ocorrerá de forma remota, através de aplicativo do Whats App (63 99968-1606), nos dias 16, 17 e 18 de setembro.

Para efetivação do atendimento, o produtor rural terá de enviar comprovante de residência, título da propriedade rural, cadastro ambiental da propriedade e, caso possua, o número de recibo da última declaração. O atendimento será realizado por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, que passarão por treinamento nesta terça-feira, 15, a partir das 14 horas, e por professores.

Conforme a Receita Federal, está obrigada a apresentar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) a pessoa física ou jurídica, exceto a imune ou isenta, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título do imóvel rural. Também está obrigada a pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2020 e a data da efetiva apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante.O prazo para envio do ITR termina no dia 30 de setembro de 2020. Saiba mais aqui.

O projeto Declarando com Sucesso é desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do curso de Ciências Contábeis e tem como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

Segundo a professora Jucicléia Teodoro de Lima Izidoro, “o projeto é importante pois promoverá a interação entre acadêmicos e a comunidade, além de proporcionar conhecimentos na prática aos nossos alunos envolvidos, que farão o atendimento mediante acompanhamento dos professores que fazem parte do projeto e ainda traz uma visibilidade para a nossa instituição”.

 

Por: Josiane Mendes / Dicom Unitins