Copa do Mundo 2022 no Catar: veja perguntas e respostas

0
49

Veja as dúvidas mais comuns sobre a competição e algumas orientações para quem vai viajar ao país para ver os jogos. Bandeiras dos países que participarão da Copa do Mundo estão posicionadas em frente ao relógio oficial com a contagem regressiva para o início do evento, em Doha no Catar
Nariman El-Mofty/AP
A Copa do Mundo de 2022 no Catar começa dia 20 de novembro e vai até 18 de dezembro. Veja abaixo perguntas e respostas sobre o Mundial.
Quantas seleções participam da Copa do Mundo 2022?
São 32 seleções, divididas em oito grupos: além de Brasil e Catar, participam Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Camarões, Canadá, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Holanda, Inglaterra, Irã, Japão, Marrocos, México, País de Gales, Polônia, Portugal, Senegal, Sérvia, Suíça, Tunísia e Uruguai.
Quando será a abertura da Copa?
O primeiro jogo da Copa é com a seleção do país-sede: Catar enfrenta o Equador no dia 20 de novembro (domingo), às 13h no horário de Brasília, no estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor.
Quando será a final da Copa?
A taça será disputada no Estádio de Lusail, que fica em Doha, capital do Catar, no dia 18 de dezembro às 16h no horário de Brasília.
Quando será o primeiro jogo do Brasil?
A estreia do Brasil na Copa será contra a Sérvia no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, às 16h no horário de Brasília. Depois a seleção brasileira joga contra a Suíça (28/11, às 13h) e contra o Camarões (dia 2/12, às 14h).
Até quando vai a Copa?
O evento termina no dia 18 de dezembro.
Por que a Copa só começa em novembro?
Tradicionalmente, as Copas do Mundo são disputadas em junho e julho, mas em 2022 ela será no final do ano por causa das altas temperaturas no meio do ano, quando é verão no Catar e os termômetros podem chegar a 50ºC.
Qual o nome do mascote da Copa 2018?
O mascote se chama La’eeb e é um lenço de cabeça característico da cultura árabe. Veja aqui outros mascotes das Copas do Mundo.
La’eeb é o mascote oficial da Copa do Mundo 2022 no Catar
Divulgação/FIFA
Qual a diferença no fuso horário entre o Brasil e o Catar?
No Catar há apenas um fuso horário, o GMT +3, o que dá uma diferença de 6h a mais do horário de Brasília (GMT -3). Veja abaixo a tabela com a conversão dos horários em que estão marcadas as partidas:
Horários dos principais jogos
Como ter acesso à internet no Catar?
Para ter internet no celular enquanto estiver no Catar, você pode comprar um chip de uma operadora local assim que chegar no aeroporto em Doha. Os planos mais básicos ficam em torno de R$ 50.
Precisa fazer teste de Covid-19 para entrar no Catar?
Os torcedores que vão ao Catar não precisam fazer testes de Covid-19 antes do embarque ou na chegada ao país.
Porém, os fãs precisarão estar com esquema completo de vacinação. Aqueles que apresentarem sintomas da doença precisarão realizar um teste, disse o Ministério da Saúde Pública do Catar.
Torcedor deve estar sempre com seu passaporte no Catar?
É sempre recomendado andar com uma identidade oficial quando se está visitando outro país, mas durante a Copa do Mundo do Catar será obrigatório o porte do Hayya Card, que serve como identificação.
O que é e para que serve o Hayya Card (FAN ID)?
O Hayya Card, também conhecido como FAN ID, funciona como um visto para entrar no país durante o período da Copa. É o documento de identidade dos torcedores. Todos os estrangeiros que estiverem no Catar de 1º de novembro a 23 de dezembro precisarão desse documento.
A solicitação do documento é feita por meio de um aplicativo ou pelo site oficial, e durante a estadia no país ele pode ser apresentado na versão impressa ou digital.
Quais documentos são necessários para assistir a um jogo no Catar?
É preciso apresentar o Hayya Card junto com um ingresso válido para assistir a um jogo no Catar.
Quais são as opções de transporte no Catar?
Quem tiver o Hayya Card pode usar gratuitamente metrô e ônibus no Catar entre 10 de novembro e 23 de dezembro.
Nos dias de jogos serão disponibilizadas linhas especiais de transporte com acesso facilitado aos estádios.
No dia-a-dia, pode-se pegar um táxi, identificado com a cor azul turquesa. Também é possível usar Uber ou Careem, um serviço de transporte por aplicativo popular no país.
Pode fumar em lugar público no Catar? E usar vape?
Sim, fumar cigarros em lugares abertos é permitido no Catar. O país proíbe o fumo em espaços fechados, isso inclui estádio de futebol.
Já vaporizadores, os vapes, são proibidos no país desde 2014 e poderão ser confiscados no aeroporto.
Pode beber bebida alcoólica no Catar?
Sim, mas só será permitido o consumo de bebidas alcóolicas em áreas designadas, como alguns restaurantes, hotéis e áreas para encontro de fãs. Não será permitido beber fora desses locais, nem levar álcool na bagagem.
Essa é uma exceção que o país está abrindo para receber os torcedores, pois normalmente é proibido o consumo de álcool no Catar.
A comunidade LGBTQIA+ tem recomendações especiais no Catar?
Sim, demonstrações públicas de afeto são proibidas, seja entre pessoas de sexos diferentes ou do mesmo sexo. No caso da comunidade LGBTQIA+, a homossexualidade é ilegal no Catar.
No entanto, o diretor executivo da Copa do Mundo no Catar, Nasser Al-Khater, disse que os homossexuais serão bem vindos durante o evento e acrescentou que andar de mãos dadas será permitido.
Quais são as recomendações para quem vai ao estádio?
Recomenda-se chegar com antecedência para passar pelos controles de segurança. Os portões de acesso abrem 3 horas antes do início da partida.
É permitido levar produto para higienizar as mãos, como álcool em gel, desde que a embalagem tenha até 100 ml. Também é permitido entrar com um powerbank ou uma bateria extra por pessoa.
Confira também os objetos que não podem entrar no estádio, entre eles: guarda-chuva, binóculos, comida, garrafa de vidro, lata, qualquer tipo de narcóticos, bandeira maior que 2 metros, drone, vuvuzela, apito ou outro instrumento semelhante que faça barulho alto. A lista completa, em inglês, está disponível no site da FIFA.

Fonte: G1 Mundo