Em ofício ao Itamaraty, Fux coloca Judiciário à disposição para receber juízas do Afeganistão

0
68
Há relatos de perseguição no país controlado pelo Talibã. Também nesta terça, seção do Brasil da Associação Internacional de Juízas informou que busca ajuda para cerca de 270 magistradas. Juízas brasileiras querem aeronave para resgatar magistradas afegãs
O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ofício ao Ministério das Relações Exteriores no qual colocou o Poder Judiciário à disposição para receber juízas do Afeganistão. Há relatos de perseguição no país, agora controlado pelo Talibã.
Segundo o ofício, foi instituído no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 23 de agosto, o programa Visão Global do Poder Judiciário, cujo objetivo é permitir que magistrados estrangeiros exerçam serviço voluntário no Brasil.
A intenção do programa é “promover a cooperação internacional e o estímulo à troca de informações entre juízes”.
“Registro que o Conselho Nacional de Justiça se coloca à disposição para auxiliar na recepção de magistradas afegãs que porventura sejam contempladas com o asilo político, por meio de sua inserção no programa”, diz Fux no ofício.
Também nesta terça, a seção do Brasil da Associação Internacional de Juízas informou que busca ajuda para cerca de 270 magistradas perseguidas no Afeganistão com vistos humanitários.
O plano é pedir ajuda ao Ministério da Defesa para que aviões militares ajudem no resgate das afegãs que consigam os vistos brasileiros.
Observatório dos Direitos Humanos
De acordo com Fux, o Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário manifestou preocupação com a segurança de juízas afegãs após a ascensão do Talibã.
Fux ressaltou ainda que há notícias de que as magistradas teriam recebido “toda sorte de ameaças, inclusive de morte”, em razão de decisões proferidas.
“Nesse sentido, a inscrição de magistradas afegãs no aludido programa poderá contribuir para a concretização de valores fundamentais insertos na Constituição da República, como a prevalência dos direitos humanos, a defesa da paz e a cooperação dos povos para o progresso da humanidade”, diz o documento.
Afeganistão amanhece com domínio integralmente Talibã depois de 20 anos
Saída dos americanos
Os Estados Unidos terminaram a retirada de suas tropas do Afeganistão na segunda-feira.
O presidente Joe Biden não quis estender a retirada das tropas para além do prazo estabelecido, de 31 de agosto, e afirmou que a comunidade internacional espera que o Talibã cumpra com o compromisso de permitir a saída daqueles que queiram deixar o país.

Fonte: G1 Mundo