Mateiros está entre as 10 cidades do Brasil com maior proporção de pessoas quilombolas

0
13


A cidade localizada na região do Jalapão possui 2.748 habitantes, sendo que 1.190 pertencem a comunidades remanescentes de quilombos. Pesquisa foi realizada pelo IBGE durante o Censo 2022 e identificou 12.881 quilombolas no Tocantins. Comunidade quilombola Barra do Aroeira preserva cultura passada de geração a geração
Reprodução/TV Anhanguera
Mateiros, que fica ao leste do Tocantins, está entre as 10 cidades do Brasil com maior proporção de pessoas quilombolas. A cidade localizada na região do Jalapão possui 2.748 habitantes, sendo que 1.190 pertencem a esse grupo étnico, o que corresponde a 43,3%.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o Censo 2022. Segundo o órgão, pela primeira vez, a equipe do Censo percorreu os quatro cantos do país para fazer o levantamento da população quilombola. Para isso, foi realizado um recorte com o intuito de abordar as características desse contingente populacional, ao inserir nos questionários, as perguntas “Você se considera quilombola?” e “Qual o nome da sua comunidade?”.
Em todo o Brasil, há 1.327.802 quilombolas, o equivalente a 0,65% de toda a população residente no país. No Tocantins, foram contabilizados 12.881.
Proporcionalmente a cidade de Acântara (MA) possui a maior população quilombola do país. Do total de 18.466 habitantes, 15.616 são quilombolas, um total de 84,6%. Na lista apresentada pelo IBGE, seis das cidades ficam no Maranhão, uma em Minas Gerais, uma em Goiás, uma Bahia e a outra no Tocantins.
População quilombola por cidade
Veja a lista:
Proporção de pessoas quilombolas nos 10 primeiros municípios do Brasil
LEIA MAIS:
Censo do IBGE: Brasil tem 1,3 milhão de quilombolas
Recenseadores do IBGE percorrem comunidades quilombolas do estado pela primeira vez
Nos 30 anos do TO, conheça o povo quilombola que preserva a cultura e mantém tradição dos antepassados
Alunos quilombolas se espremem em salas pequenas e sem banheiro, enquanto obra de escola está abandonada há 10 anos
Quilombolas no Tocantins
No ranking dos estados, o Tocantins aparece em 9º lugar com maior contingente de quilombolas, se comparado com a quantidade de habitantes. O percentual é de 0,85%. O Maranhão está no topo do ranking, com 3,97%
Durante o Censo, o IBGE fez um levantamento sobre os domicílios particulares permanentes ocupados com pelo menos um morador quilombola, e sobre aqueles localizados em Territórios Quilombolas oficialmente delimitados.
No Tocantins, conforme a pesquisa, há três territórios quilombolas oficialmente delimitados, com 1.328 moradores. São consideradas assim as regiões que apresentam alguma delimitação formal no acervo fundiário do Incra ou dos órgãos com competências fundiárias no âmbito estadual e municipal.
Ainda conforme os dados, 11.553 quilombolas vivem fora desses territórios no Tocantins.
IBGE nas comunidades
Recenseadora visita casa na comunidade de Barra do Aroeira
TV Anhanguera/Divulgação
O g1 e a TV Anhanguera acompanharam o trabalho da equipe nas comunidades quilombolas. A comunidade de Barra de Aroeira, que fica no município de Santa Teresa do Tocantins, na região do Jalapão, foi uma das primeiras a receber os recenseadores.
A dona de casa Maria de Fátima Rodrigues fez questão de responder todas as perguntas do questionário, que para os quilombolas, pede informações complementares. “Para nós é uma coisa muito importante, para melhorar e reforçar a nossa luta como quilombola, e sermos reconhecidos mais ainda”, comentou em entrevista concedida em agosto do ano passado.
A comunidade, fundada em 1871, é uma das mais antigas e conta com mais de 100 famílias atualmente.
Durante as visitas, as equipes se deparam com relatos dos problemas que as famílias quilombolas enfrentam no dia a dia. Andreia Rodrigues, que é dona de casa, precisa alimentar seis filhos. Na época da chuva, a família ainda tem que lidar com alagamentos. “Meu quarto alaga e precisa dormir todo mundo junto no quarto das crianças”, contou.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins