Tocantins tem alerta de chuvas intensas para o final de semana

0
73


Alerta começa nesta sexta-feira (29) e vai até domingo (31). Alerta de chuvas intensas para o Tocantins até o dia 31 de dezembro
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas em quase todo o estado, exceto algumas cidades da região sudeste. O alerta começa às 10h nesta sexta-feira (29) e vai até domingo (31), às 12h.
Nesse período os tocantinenses devem ter atenção as descargas atmosféricas e ventos fortes. Segundo o instituto, a chuva pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.
A temperatura máxima em Palmas deve variar entre 32 e 29 graus de sexta até a próxima segunda-feira (1º). Na sexta a previsão de pancadas de chuvas será no período da tarde e noite.
Com o alerta, moradores devem seguir algumas orientações para evitar acidentes:
Não se abrigar debaixo de árvores
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por causa dos raios
Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
E para apoio e mais informações, ligar para a Defesa Civil pelo 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193
Chuva e ventos fortes
Tocantins está no período no inverno amazônico, ou seja, o período mais chuvoso. Neste ano, os temporais tem chamado atenção por causa dos ventos fortes, alguns chegaram a 80 ou 90km/h. Somente em dezembro duas escolas tiveram o teto destruído durante as chuvas. Além dos ventos, os tocantinense também tem registrado queda de granizo em algumas regiões.
Na última quarta-feira (27), um temporal em Talismã destruiu o teto da quadra de uma escola, derrubou árvores e afetou fiações da rede de energia. (Veja o vídeo)
Vídeo mostra estragos após chuva forte em Talismã
Seca em cidades do Tocantins
Situação do rio Javaés em dezembro de 2023
Divulgação
Neste ano o clima no país vem sofrendo influência do fenômeno climático El Ninõ, que deve durar até abril de 2024. Apesar dos alertas de chuva, cinco cidades da região sul e sudeste decretaram situação de emergência por causa da seca.
Os decretos de emergência foram publicados em: Talismã, Araguaçu, Sucupira, Jaú do Tocantins e Santa Rosa do Tocantins. Chapada da Natividade também deve publicar nos próximos dias. Por causa da seca, produtores rurais estão perdendo plantações e animais estão morrendo de fome por falta de pasto.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins